ETIAS e EES - informações atualizadas

 ETIAS e EES - informações atualizadas

ETIAS e EES - nas últimas semanas temos visto muita informação sobre estas siglas nas redes sociais. Vamos explicar cada uma delas, de forma clara, com informações atualizadas e com as fontes confiáveis logo abaixo. 

ETIAS (European Travel Information and Authorisation System)

Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem é, como o próprio nome diz, uma autorização de viagem. 

ETIAS não é um visto, já que ele será aplicado para países (Brasil, por exemplo) que não precisam de visto para entrar no espaço Schengen (área de livre circulação que permite milhões de pessoas viajarem livremente entre 29 países europeus sem necessidade de controles de passaporte nas fronteiras internas). 

Então, para entrar na Europa por um destes países e poder circular livremente, o turista vai precisar preencher previamente um formulário online de autorização de viagem, com seus documentos e um cartão de crédito para pagar a taxa, que deverá ser de $20 euros. 

Com esta autorização, que virá numa resposta de e-mail, o viajante poderá entrar e sair mais de 1 vez num período de 90 a 180 dias para pequenas estadias. A data prevista para o ETIAS entrar em funcionamento é, provavelmente, no último trimestre de 2026. 

O formulário será disponibilizado no site oficial do ETIAS da União Europeia ou através de um APP. Não acesse sites nem links desconhecidos.

Para poder implementar o ETIAS, os países precisam implantar o EES (Entry/Exist System), Sistema de Entrada e Saída.

EES - Entry/Exit System

O EES nada mais é do que um processo de checagem biométrica dos viajantes. Ao invés de parar na "guarita", o agente de migração lançar seus dados num sistema, olhar o passaporte, olhar sua foto, fazer algumas perguntas, etc., este processo será agilizado com reconhecimento biométrico.

Começa a ser implantado de 12 de outubro de 2025 a 10 de abril de 2026, quando você entrar nos países europeus do espaço Schengen (países do Reino Unido, como a Inglaterra, e a República da Irlanda, tem processo próprio de imigração)  será solicitado preenchimento de um formulário com informações e coleta de dados biométricos (fotos e impressões digitais). 

EES servirá para aumentar a segurança e conter a imigração ilegal, mas também tornar o processo mais moderno e eficiente. O passaporte poderá e deverá ser solicitado em casos de inspeções de rotina.

É como se você fizesse o cadastro com foto e impressão digital na portaria de um edifício moderno. No primeiro acesso, você preenche os dados, tira foto, etc., depois, é só informar onde você vai, receber a confirmação de que pode "subir" e a "catraca" libera pela leitura da sua foto.

No link abaixo do site da união europeia você tem todas as informações necessárias. 

Link as informações completas clique no link ou acesse:

 https://travel-europe.europa.eu/pt/pub.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedágios no Uruguai - informação importante

Viagem de carro para o Uruguai - Roteiros e tudo o que você precisa saber